II Congresso Internacional de Educação SESI-SP debate educação, sustentabilidade e justiça social para o futuro
Especialistas e educadores discutiram os desafios e transformações necessárias para a educação do século XXI
O II Congresso Internacional de Educação SESI-SP, com o tema "Educação e Futuro Juntos: Humanização para Além do Ser Humano", foi realizado nos dias 16 e 17 de setembro. Promovido pelo SESI-SP e pela Faculdade SESI de Educação, o evento reuniu especialistas renomados do Brasil e do exterior, professores, gestores e estudantes, com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e pensar o futuro da educação em diferentes níveis e modalidades.
Na abertura do II Congresso Internacional de Educação SESI-SP, o superintendente Alexandre Pflug destacou a inovação da Faculdade SESI de Educação na formação por áreas do conhecimento e o impacto de programas como Alfabetização Responsável, Recompondo Saberes e Sem Barreiras, oferecidos gratuitamente a municípios paulistas. Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do SESI, enfatizou a necessidade de mudanças urgentes nas escolas, especialmente em países em desenvolvimento, afirmando que a educação é fundamental para enfrentar esses desafios.
Luis Paulo Martins, gerente de ensino superior e diretor da Faculdade SESI de Educação, destacou a importância das discussões promovidas no evento. "O II Congresso tem por objetivo debater a relação entre o ser humano e o mundo que queremos para as próximas gerações. A educação tem o papel de nos preparar para desafios ainda incertos, mas que já mostram a necessidade de uma maior integração entre conhecimento, inovação e sustentabilidade", afirmou.
Ciência, sustentabilidade e justiça social
A conferência de abertura foi ministrada por Antonio Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa e referência mundial em educação, que alertou para os impactos ecológicos e climáticos que a ciência já detectava há mais de 80 anos. Segundo Nóvoa, a educação precisa gerar uma "consciência planetária", promovendo responsabilidade com o meio ambiente e dando voz aos jovens na luta por um futuro sustentável. "Precisamos de uma educação que nos coloque em paz com a terra, a sustentabilidade e a diversidade", pontuou o professor.
Cida Bento reforçou a importância de escolas acolhedoras e da valorização da diversidade, destacando iniciativas que buscam promover a equidade racial. Ambas enfatizaram que a educação precisa ser um espaço de justiça social e inclusão, para construir uma sociedade verdadeiramente igualitária.
Ailton Krenak e Bárbara Carine participaram da mesa "A Educação do futuro é ancestral: uma proposta de futuro para um mundo em chamas", que fechou o segundo e último dia do evento. Na discussão, foram levantadas reflexões sobre a importância da ancestralidade na educação. Krenak destacou que a educação do futuro deve valorizar os saberes tradicionais e romper com a hierarquia entre professor e aluno.
Bárbara Carine evidenciou a necessidade de uma educação que reconheça as múltiplas humanidades, criticando a visão eurocêntrica e defendendo o resgate das histórias e ciências dos povos africanos e indígenas como parte fundamental da formação dos estudantes.
"Pelo segundo ano, tive o prazer de integrar a comissão organizadora do Congresso Internacional de Educação SESI-SP, promovendo debates e conexões importantes. Nesta edição, tive a honra de mediar a mesa de encerramento com Ailton Krenak e Bárbara Carine, referências para minha prática docente. Foi um momento muito especial e emocionante da minha vida, e ficará imortalizado na minha memória", comemorou o professor Everton Dias, da Faculdade SESI de Educação.
Fórum das Juventudes, Prêmio SESI-SP de Educação e Grupos de Trabalho
O II Congresso Internacional da Faculdade SESI-SP também contou o I Fórum das Juventudes, que reuniu 25 estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede SESI-SP. O fórum ofereceu um espaço para debater temas como equidade, inclusão e diversidade, economia verde e criativa, e transformação digital, buscando criar propostas tangíveis para melhorar suas escolas e comunidades.
Além disso, o SESI-SP realizou mais uma edição do Prêmio SESI-SP de Educação para reconhecer iniciativas inovadoras que transformam o processo de aprendizagem. O prêmio visa destacar os melhores trabalhos de professores das modalidades Docente da Rede SESI-SP e da Rede Municipal de Ensino. Os vencedores foram anunciados e premiados entre as atividades dos dois dias do Congresso, refletindo o compromisso do SESI-SP com uma educação dinâmica e inclusiva.
O Congresso também contou com um espaço voltado para a apresentação de trabalhos acadêmicos realizados pelos congressistas, sendo divididos em quatro áreas: Tecnologia e Inovação, Salas de Aula Inclusivas, Gestão Democrática e Educação Sustentável, e Formação de Professores.
Sobre a Faculdade
A Faculdade SESI-SP de Educação se destaca como um centro de excelência, oferecendo graduação, pós-graduação e extensão em educação, com ênfase na formação de professores por área de conhecimento. Seus cursos de licenciatura promovem a interdisciplinaridade e uma visão integrada dos conteúdos, alinhando-se às diretrizes do MEC e CNE. Desde o início, os alunos enfrentam desafios reais por meio da Residência Educacional, onde aplicam e inovam métodos de ensino sob a orientação de professores.
Sobre o Congresso
Após o sucesso do I Congresso Internacional de Educação SESI-SP realizado em setembro de 2023, o SESI-SP e Faculdade SESI de Educação organizaram para 2024 o II Congresso Internacional de Educação com uma temática urgente: Educação e futuro juntos: humanização para além do ser humano.
Pensar o futuro da educação é também pensar o futuro. Debater o futuro da humanidade pressupõe ir além da constituição dos seres humanos, é preciso respeitar territórios, valorizar a democracia, ter paz, cuidar do meio ambiente, incorporar tecnologias e tê-las como elementos de celebração das diferenças.
COMENTÁRIOS