• Rio de Janeiro, 04/12/2024
  • A +
  • A -
Publicidade

Dia Nacional do Doador de Sangue: Hemocentro do Hospital São Paulo pede colaboração para abastecimento da rede

Local precisa reverter criticidade das reservas dos tipos sanguíneos negativos, que, sem doações, vão esgotar em 24 horas


Dia Nacional do Doador de Sangue: Hemocentro do Hospital São Paulo pede colaboração para abastecimento da rede
Publicidade

O Hemonúcleo do Hospital São Paulo (HSP/UNIFESP), que atende a demanda de seis hospitais de média e alta complexidade, precisa urgentemente de doadores para reverter a situação de criticidade do estoque, que opera hoje com menos bolsas que as necessárias para o pleno atendimento da demanda. O estabelecimento registrou 30% de queda nas doações nos últimos três meses e no dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro, chama as pessoas a doar.


Todos os sangues de tipo negativo estão em nível crítico e carecem de doações imediatas, pois a reserva é insuficiente para a demanda de mais de 24 horas. Os demais tipos sanguíneos possuem capacidade para apenas dois dias. O hemocentro faz um apelo para que a população faça doações ainda nos próximos dias. O local tem capacidade para coletar uma média de 1,5 mil doações por mês.

 

O abastecimento regular é necessário para o atendimento do Hospital São Paulo (HSP/Unifesp), Hospital de Transplantes Dr. Euryclides de Jesus Zerbini (Hospital Brigadeiro), Hospital Estadual de Diadema (HED), Hospital Geral de Guarulhos (HGG), Hospital Geral de Pirajussara (HGP) e Fundação Oswaldo Ramos (Hospital do Rim). As unidades são referência para milhões de pessoas, pois recebem casos de todo o país.


"Estamos com uma queda importante nas doações de sangue, o que pode prejudicar o atendimento de todos os pacientes graves atendidos pelos hospitais. Precisamos de um número estável e constante de doações para mantermos os estoques em níveis adequados. Não existe substituição para o sangue humano, a única forma de salvar a vida dos que precisam é por meio do gesto solidário da doação", alerta Melca Barros, diretora técnica do Hemocentro HSP UNIFESP.

 

Critérios para doar sangue:

* Ter entre 16 e 69 anos (se for menor de idade, só com documento e autorização dos pais e responsáveis que pode ser acessada pelo site indicado ao final do texto);

*Pessoas acima de 60 anos precisam já ter doado anteriormente;

* Estar com a saúde em dia;

* Pesar, no mínimo, 50 kg;

* Apresentar um documento de identidade oficial, com foto (RG, CNH);

* Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação;

* Não estar em jejum;

* Ter dormido bem na noite anterior.

 

Serviço

O Hemonúcleo HSP UNIFESP está localizado na rua Diogo de Faria, 824, no bairro Vila Clementino, em São Paulo. O atendimento acontece de segunda a sexta das 8h às 17h30 e aos sábados das 8h às 12h. Mais informações estão disponíveis no site https://hemocentro.unifesp.br/.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.